TERMOGRAFIA

A termografia por raios infravermelhos é a ciência de aquisição e análise de valores de temperatura obtidos a partir de câmaras termográficas.

Todos os materiais que conhecemos emitem energia (calor) na zona de radiação infravermelha do espectro electromagnético. A quantidade de energia transmitida por um material está relacionada com a sua temperatura.

As câmaras de infravermelhos (câmaras termográficas) conseguem ler esta radiação e transformam-na, dando-nos a conhecer a temperatura na superfície do material emissor.

TERMOGRAFIA EM EDIFÍCIOS

A análise termográfica de um edifício procura detectar a existência de incoerências nos padrões de temperatura dos elementos da construção, quando analisados nas mesmas condições. A ocorrência de diferenças nos padrões de temperatura indicia a existência de problemas.

As câmaras termográficas de infravermelhos permitem-nos, num exame não destrutivo,  detectar e localizar  problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em fachadas e coberturas, analisar o sistema e equipamentos elétricos, como disjuntores com elevada temperatura, etc..

A termografia é hoje reconhecida como uma técnica de análise de edifícios rápida, econômica e extremamente potente.

Recentemente fomos contratados para prestação de serviço de assistente técnico em um processo judicial e para a identificação da patologia presente na edificação, usufruímos desta tecnologia. Na figura abaixo, é possível identificar diferentes tons de cores na fachada de um prédio e isso se deve a leitura realizada pela termografia. Nesse caso foi possível identificar um vazamento proveniente da rede coletora de esgoto presente no 5º pavimento.